13 março 2015

Esse livro conta a história de um professor de História que teve a oportunidade de alterar o rumo da sociedade. Ele era um colecionador de lágrimas, que teve a chance de se tornar um colecionador de esperanças. A história se desenvolve exatamente no âmbito da segunda Guerra Mundial. E nas palavras do Augusto Cury:

"Os livros de história têm uma dívida impagável com a realidade crua experimentada pelos atores que respiraram os fatos."





Esse trecho foi marcante pra mim:

" ... Ao olhar nos olhos abatidos das pessoas ao seu redor, alguns eram médicos, comerciantes, advogados, mães, pais, crianças, enfim, gente inocente, e sua fé se perturbava muitíssimo. Dizia para si:

-Porque meu Deus? Porque tanta violência?

No final de sua viagem começou a entrar no terreno do ateísmo, como não poucos dos que passaram por tais atrocidades. Indagava-se, num tom baixo:

-Onde está Deus? Deus não pode existir! Se existisse, não admitiria esta violência!

Um senhor idoso, de uns 70 anos, brilhante médico e que estava quase desfalecendo, ouviu suas palavras e o abalou com o que lhe disse:

-Se Deus não existir meu filho, os sociopatas que feriram a humanidade venceram.

-Porquê? - indagou Júlio Verne com lábios secos, destituído de fé.

-Para quem sofre grandes injustiças e dores insuportáveis, crer em Deus... torna-se o fenômeno mais lógico da mente humana, meu filho.

-Como assim? - indagou o professor, perplexo diante do homem quase desfalecido.

E, abalando um dos mais notáveis intelectuais do século XXI, o misterioso médico completou:

-Se Deus não existir, ninguém cobrará a crueldade dos sociopatas nem aliviará a dor dos feridos... Mas, se Ele existir, a alma é real e imortal, e a vida, por mais curta ou longa, tornar-se-á um pequeno texto... e a morte, por mais violenta que seja, se converterá apenas numa virgula.

-Uma vírgula?

-Sim! Pois o texto continuará a ser escrito na eternidade... Cedo ou tarde a justiça poderá ser feita. Hitler e seus asseclas serão punidos.

Ao dizer essas palavras, o idoso homem expirou. E parecia sorrir ao se despedir da vida. O professor, completamente atônito, tentou segurá-lo com suas mãos, mas não tinha forças. Algumas pessoas ajeitaram o corpo num canto do vagão.

Nada alimentou tanto a fé de Júlio Verne do que as palavras daquele homem. E ele as guardou como pérolas em seu espírito. Parecia um anjo que o retirara do inferno emocional. Mais uma vez o colecionador de lágrimas tornou-se um colecionador de Esperanças. Faltavam duas horas para chegar a Auschwitz, mas não foram as horas mais tristes. Tais palavras mexeram com o imaginário de Júlio Verne, que começou mais uma vez a sonhar com Kate. Pensou no filho que ela gestava, e fazia-lhe juras de amor. Talvez estivesse delirando, mas nada lhe foi tão agradável."

Pg. 140 - 142. 

3 comentários:

  1. quem me conhece sabe qe eu sou uma super fã do augusto
    nunca li o colecionador de lágrimas e fiquei super empolgada pra ler afinal se tem outro assunto que me fascina é a segunda guerra amor ler a respeito e adoro ler livros que citam essa fase da história
    o trecho que vc colocou é bem marcante como tudo o que o augusto escreve
    irei ler sim afinal ainda pretendo ler todos os livros dele :)


    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
  2. Então somos duas fãs do Augusto Cury viu ♥ Sou apaixonada pelos livros dele, o jeito dele falar transmite, como se sentisse cada palavra.. E como ele faz a gente pensar de forma diferente sobre o mundo. Enfim, esse livro dele é perfeito, recomendo fortemente a leitura *-*


    http://apenasumaadoradora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Thais, de tanto você me falar desse livro fiquei curioso para saber mais sobre ele, dai comecei a ler. Posso afirmar que é um livro muito bom. Augusto Cury como você diz "o jeito dele falar transmite. E como ele faz a gente pensar de forma diferente sobre o mundo".
    É interessante como Cury nos leva a refletir sobre o valor da vida humana em um contexto histórico tão terrível como foi o massacre dos judeus. Sem dúvida uma história fascinante.
    Meus parabéns pelo Blog Thais, continue trazendo artigos interessantes como esse.

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz com o seu comentário ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Thais Ferreira. 19 anos. Casada. Evangélica. Estudante de Direito. Meiga. Leitora. Adora romances. Esquece do mundo quando está lendo. Aprendendo a mexer na cozinha. Jesus Freak.

Procura aqui :)

O que achou do novo layout?

Instagram ♥

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Posts populares